Como trocar o motor de um podador elétrico?

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Dificuldade

Para começar bem a sua reparação

O podador é uma ferramenta motorizada utilizada para cortar e podar galhos e arbustos, tanto na sua formação, quanto na sua manutenção, de forma eficiente. Como qualquer outro aparelho, é importante garantir a manutenção de todas as suas peças, especialmente do motor.

A peça principal do podador elétrico é o motor que, uma vez ativado, faz com que as lâminas de corte deslizem para frente e para trás.

O motor de um podador elétrico pode funcionar com uma bateria recarregável, ou se ele estiver diretamente conectado a uma tomada na rede elétrica (230 volts): este é o caso do podador elétrico com fio.

Com o tempo, esta peça apresente desgastes e você pode notar que :

  • o motor liga, mas perde potência:
  • o motor elétrico funciona mas, em poucos minutos, ele vai perdendo potência até o seu total desligamento.

Isso indica que o problema pode estar ligado ao motor. A primeira coisa a fazer é certificar-se de que :

  • as escovas motorizadas estão em bom estado, pois elas podem estar carbonizadas ou relativamente curtas,
  • o contactor (que fecha o circuito elétrico e garante o bom funcionamento do podador) e as lâminas estão em bom estado.

Quando a pane está ligada apenas ao motor isso indica que:

  • o rotor pode estar sujo, o que impede o motor de funcionar corretamente. Neste caso, você deve realizar uma limpeza para refrescá-lo,
  • ainda, um fio do cabo do dispositivo pode ter sido rompido e deve ser trocado.

Se o dispositivo não ligar de forma alguma, o motor é a primeira causa da pane que deve ser levantada.

O motor do podador está localizado no centro e no interior da cobertura de proteção, na parte da frente.

Aparador de cerca viva - Antes de começar a reparar

  • Antes de começar, desligue o dispositivo da corrente elétrica.
  • Utilize apenas peças de reposição compatíveis com o seu modelo.
  • Utilize luvas de proteção.

As ferramentas necessárias:

  • Fita isolante Fita isolante
  • Alicate Alicate
  • Ferro de solda Ferro de solda
  • Luvas Luvas
  • Chave de fenda Chave de fenda
  • Chave (torx, de fenda ou biela) Chave (torx, de fenda ou biela)

1 Comece a desmontar a unidade.

  • Primeiro, solte todos os parafusos da alavanca traseira, um por um, com uma chave de fenda adequada. Guarde os parafusos em um recipiente pequeno para que eles possam ser encontrados facilmente.
  • Em seguida, solte todos os parafusos que seguram a tampa na altura da alavanca frontal.
  • Retire agora a pequena tampa que fica na parte da frente da alavanca.

Comece a desmontar a unidade. Comece a desmontar a unidade. Comece a desmontar a unidade. Comece a desmontar a unidade.

2 Desmonte a alavanca que fica na parte da frente.

  • Vire o dispositivo e faça o mesmo com os parafusos do outro lado.
  • Se necessário, utilize outra chave para remover os parafusos da alavanca frontal.
  • Separe a alavanca e retire uma parte, para que você possa ver os parafusos internos.
  • Solte os últimos parafusos da alavanca e em seguida, remova-a.

Desmonte a alavanca que fica na parte da frente. Desmonte a alavanca que fica na parte da frente. Desmonte a alavanca que fica na parte da frente. Desmonte a alavanca que fica na parte da frente. Desmonte a alavanca que fica na parte da frente. Desmonte a alavanca que fica na parte da frente.

3 Acesse o motor do seu podador.

  • Insira uma chave de fenda para desenroscar o casco do dispositivo.
  • Com as mãos, separe bem as duas partes do casco.
  • Faça o mesmo com a alavanca traseira.
  • Em seguida, remova o conjunto do motor e das lâminas de corte.

Acesse o motor do seu podador. Acesse o motor do seu podador. Acesse o motor do seu podador.

4 Inicie a desmontagem do motor avariado.

  • Solte todos os parafusos do bloco que segura as lâminas de corte com uma chave de fenda adequada, bem como a porca de retenção no centro, para ter acesso ao motor.
  • Após a remoção dos parafusos, retire o primeiro cárter.
  • Com uma chave de fenda adequada, retire todos os parafusos que seguram as lâminas no lugar.
  • Desencaixe o conjunto da engrenagem e das lâminas do motor.

Inicie a desmontagem do motor avariado. Inicie a desmontagem do motor avariado. Inicie a desmontagem do motor avariado. Inicie a desmontagem do motor avariado. Inicie a desmontagem do motor avariado.

5 Recupere as peças em falta do novo motor.

  • Coloque os dois motores, o antigo e o novo motor um ao lado do outro, a fim de fazer uma remontagem perfeita.
  • Desaparafuse a junta metálica que fica junto à caixa de engrenagem e fixe-a ao novo motor no mesmo lugar.
  • Localize os dois fios que ligam as escovas de carvão do motor.

Recupere as peças em falta do novo motor. Recupere as peças em falta do novo motor. Recupere as peças em falta do novo motor. Recupere as peças em falta do novo motor. Recupere as peças em falta do novo motor.

Verifique se o novo motor possui todas as peças. Se faltar alguma peça, retire-a do motor antigo, se essa estiver em bom estado.

6 Faça as ligações dos fios.

  • Identifique o fio de ligação que você irá soldar em um dos fios de carvão do motor.
  • Pegue um alicate e corte os nós de ligação da unidade com o motor antigo.
  • Descasque os fios a um comprimento médio para facilitar a soldagem.
  • Torça os dois fios que serão soldados juntos, depois repita a mesma operação com o segundo fio.

Faça as ligações dos fios. Faça as ligações dos fios. Faça as ligações dos fios. Faça as ligações dos fios. Faça as ligações dos fios.

7 Solde as ligações.

  • Ligue o seu ferro de solda e deixe o ferro pré-aquecer.
  • Coloque o ferro aquecido sobre o nó de ligação entre os dois fios, depois coloque o estanho em contato com o ferro para derreter e espalhe-o ao longo do nó. Tenha cuidado para não colocar o ferro em contato com o isolamento do fio.
  • Faça o mesmo procedimento com o segundo nó de ligação.
  • Coloque a fita isolante em cada ponto de soldagem para isolá-los do interior.

Solde as ligações. Solde as ligações. Solde as ligações.

8 Remonte o conjunto de conectores no novo motor.

  • Coloque os dois motores na mesma posição para facilitar a remontagem dos conectores.
  • Retire os conectores um por um para realizar uma remontagem sem erros. Uma vez que o conector do motor antigo é removido, coloque-o no novo motor. Certifique-se de seguir o caminho de cada conector.
  • Faça o mesmo com todos os conectores. A remoção ou o conserto podem, por vezes, ser difícil de remover ou reparar: neste caso, utilize um alicate apropriado.

Remonte o conjunto de conectores no novo motor. Remonte o conjunto de conectores no novo motor. Remonte o conjunto de conectores no novo motor.

9 Comece a remontar o novo motor.

  • Comece a limpar o acumulo de poeira ou de graxa presentes na caixa de engrenagens.
  • Coloque graxa nova em toda a engrenagem.
  • Retire o rolamento que fica na lâmina de corte e coloque-o sob o motor no lugar previsto para ele.
  • Pressione com força até que ele esteja bem posicionado.

Comece a remontar o novo motor. Comece a remontar o novo motor. Comece a remontar o novo motor. Comece a remontar o novo motor.

10 Remonte as lâminas de corte.

  • Endireite a engrenagem para que ela esteja bem acomodada ao seu alojamento na parte do motor.
  • Colocar o conjunto com as lâminas de corte na sua bancada de trabalho.
  • Mandar montar o conjunto na parte motora.
  • Recoloque os parafusos nas lâminas e aperte-os com uma chave de fenda adequada e termine de apertar com a chave.

Remonte as lâminas de corte. Remonte as lâminas de corte. Remonte as lâminas de corte. Remonte as lâminas de corte.

11 Remonte a caixa de engrenagem.

  • Recoloque o cárter da parte de engrenagens.
  • Posicione os parafusos, um após o outro, manualmente.
  • Aparafuse o conjunto com uma chave de fenda adequada.
  • Coloque o bloco inteiro de volta na tampa de proteção.

Remonte a caixa de engrenagem. Remonte a caixa de engrenagem. Remonte a caixa de engrenagem. Remonte a caixa de engrenagem.

12 Recoloque o casco do dispositivo.

  • Comece por posicionar a alavanca traseira.
  • Verifique se o acelerador não está bloqueado e, em seguida, fixe o conjunto na parte superior do dispositivo.
  • Posicione a pequena peça que é ativada pelo acelerador e que serve de suporte que liga as duas partes do casco.
  • Posicione a segunda parte do casco.
  • Comece a colocar de volta todos os parafusos da primeira parte: do casco frontal até a alavanca traseira.

 

 

Recoloque o casco do dispositivo. Recoloque o casco do dispositivo. Recoloque o casco do dispositivo. Recoloque o casco do dispositivo. Recoloque o casco do dispositivo. Recoloque o casco do dispositivo. Recoloque o casco do dispositivo.

13 Coloque a alavanca frontal de volta.

  • Vire a unidade e coloque todos os parafusos do outro lado de volta.
  • Agora recoloque a pequena tampa que fica na parte da frente da alavanca e aperte-a.
  • Posicione a primeira parte da alavanca frontal e aparafuse-a.
  • Coloque a segunda parte e depois recoloque os parafusos de retenção.

O seu dispositivo está novamente operacional.

Coloque a alavanca frontal de volta. Coloque a alavanca frontal de volta. Coloque a alavanca frontal de volta. Coloque a alavanca frontal de volta. Coloque a alavanca frontal de volta. Coloque a alavanca frontal de volta.

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