Como fazer a manutenção de um corta-relva a gasolina?

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Dificuldade

Para começar bem a sua reparação

O tipo mais comum de corta-relva é o movido a gasolina, que é muito autónomo e não está ligado a uma tomada elétrica, mas é alimentado pelo seu tanque de combustível.

Tem uma poderosa força de corte e é muito robusta, mas é muito barulhenta , poluente e consome gasolina, além de exigir uma manutenção regular.

Corta-relva - Antes de começar a reparar

  • Antes de começar, desligue o dispositivo da corrente elétrica.
  • Utilize apenas peças de reposição compatíveis com o seu modelo.
  • Utilize luvas de proteção.

As ferramentas necessárias:

  • Luvas Luvas
  • Chave (torx, de fenda ou biela) Chave (torx, de fenda ou biela)

1 Algumas dicas

  • A limpeza regular do cárter garante uma vida útil mais longa aos componentes.
  • Um filtro de ar limpo reduz o consumo de combustível e a poluição.
  • A limpeza adequada da vela é essencial para um arranque rápido do motor, e a verificação frequente do nível de óleo irá garantir que permaneça em boa qualidade.
  • A limpeza das rodas garante um ajuste mais preciso da altura de corte.
  • Amanutenção da lâmina é essencial para um bom corte.
  • Um contentor
  • devidamente limpomelhora o seu enchimento.

Algumas dicas

2 Manutenção do corta-relva antes do corte - Limpeza

  • A primeira coisa a fazer é verificar a limpeza do cárter e limpar logo a parte superior e inferior da caixa, tendo o cuidado de desligar a energia.
  • Em seguida, verifique oestado da lâmina e, em particular, o seu fio. Uma boa afiação no início da temporada é imprescindível:
    • Para isso, primeiro desligue o cabo da vela, remova a lâmina e incline o corta-relva para longe do filtro de ar.
    • Afie-a com uma rebarbadora ou um esmeril.
  • O deflector ou coletor de relva deve estar limpo e firmemente preso ao corta-relva antes de arrancar.
  • Lembre-se de limpar os vários filtros do corta-relva (filtro de ar, filtro de combustível e filtro de óleo)
    • Os filtros de papel podem ser limpos com ar comprimido.
    • Os filtros de espuma devem ser lavados num banho de gasolina. Depois esprema o filtro, coloque uma colher cheia de óleo novo e pressione para molhá-lo bem.
    • Limpe o compartimento e recoloque o filtro e a tampa.

Manutenção do corta-relva antes do corte - Limpeza Manutenção do corta-relva antes do corte - Limpeza Manutenção do corta-relva antes do corte - Limpeza

3 Manutenção do corta-relva antes do corte - Ajustes e nivelamento

  • Ajuste a altura de corte de acordo com o tipo de terreno (plano ou inclinado). Escolha a altura do relvado utilizando as alavancas de ajuste - normalmente localizadas nas rodas - ou a alavanca central.

 

  • Certifique-se de que a vela e suas conexões estão devidamente ligadas e em bom estado. Verifique a vela no início da estação:
    • Desaparafuse a vela com uma chave de velas adequada e limpe-a, se necessário, com uma escova fina de metal.
    • Verifique, em seguida, a distância entre os elétrodos com um separador adequado. Se o valor for diferente do informado pelo fabricante, o espaço deve ser ajustado.
    • Se a vela parecer gasta ou danificada, não hesite em trocá-la por uma equivalente.

 

  • Verifique se o guidão está bem fixado e se os cabos da embraiagem ou do acelerador estão correctamente posicionados.
  • Verifique o nível de combustível no tanque. Esteja ciente de que o combustível da estação anterior estará húmido e pode causar mau funcionamento. Reabasteça o tanque conforme necessário, tendo em mente que o combustível é inflamável e que você deve manter distância de fontes de calor durante este processo.
  • Verifique e ajuste o nível do óleo do motor e verifique se há fugas.
  • Ao arrancar, lembre-se de acelerar ao máximo para um arranque rápido e sem contratempos.

Manutenção do corta-relva antes do corte - Ajustes e nivelamento Manutenção do corta-relva antes do corte - Ajustes e nivelamento Manutenção do corta-relva antes do corte - Ajustes e nivelamento

4 Manutenção do corta-relva após o corte

  • Desligueo motor do corta-relva e pare o acelerador com a alavanca de arranque (starter) no guidão. Feche a torneira de combustível e desligue o cabo da vela.
  • Se houver saco de recolha esvazie-o e limpe-o.
  • Posicione o corta-relva ao lado do carburador e mantenha-o aí. Não incline o corta-relva para o outro lado. Isto fará com que o óleo flua para os filtros do aparelho.
  • Limpe o chassi com um jato de água ou uma espátula, no caso das peças mais duras. A água não deve entrar no motor.

 

  • Após a limpeza, verifique se a lâmina está bem presa e não apresenta defeitos. Lembre-se de verificar o balanceamento da lâmina da seguinte forma:
    • Ponha a lâmina no centro com um parafuso. Caso se incline para um lado, é sinal de que ainda precisa de afiá-la.
    • Uma lâmina danificada deve ser trocada antes de qualquer uso.

 

  • Ao limpar, use luvas para evitar cortar-se com a lâmina ou partes do cárter.
  • Guarde o aparelho em uma área seca, limpa e ventilada.

Manutenção do corta-relva após o corte Manutenção do corta-relva após o corte

5 Manutenção do corta-relva para o inverno - Limpeza

  • Primeiro, sem detalhar muito, limpe os resíduos da parte superior e inferior do cárter
  • Limpe, também, as rodas do corta-relva: lave-as com um jato de água escovando-as para remover a relva e a terra presas. Se não saírem, utilize uma espátula, tendo o cuidado de não riscar o cárter. Seque todo o conjunto com um pano.
  • Lave, também, o coletor de relva com uma mangueira.
  • Desligue a válvula de combustível nos corta-relva de 4 e 2 tempos e ponha o motor a trabalhar até ficar sem combustível a fim de esvaziar o carburador.

 

  • Limpe ou troque o filtro de ar :
    • Os filtros de papel podem ser limpos com ar comprimido.
    • Os filtros de espuma devem ser lavados num banho de gasolina. Depois esprema o filtro, coloque uma colher cheia de óleo novo e pressione para molhá-lo bem.
    • Limpe o compartimento e recoloque o filtro e a tampa.

 

  • Verifique o estado geral da vela
    • Desaparafuse a vela com uma chave de velas adequada e limpe-a, se necessário, com uma escova fina de metal.
    • Verifique, em seguida, a distância entre os elétrodos com um separador adequado. Se o valor for diferente do informado pelo fabricante, o espaço deve ser ajustado.
    • Se a vela parecer gasta ou danificada, não hesite em trocá-la por uma equivalente.

Manutenção do corta-relva para o inverno - Limpeza Manutenção do corta-relva para o inverno - Limpeza Manutenção do corta-relva para o inverno - Limpeza

6 Manutenção do corta-relva para o inverno - Lubrificação e escoamento

  • Lubrifique com graxa todas as peças móveis, como eixos das rodas, comandos, alavanca de arranque, peças móveis do carburador (botões de ar), lâmina e seu suporte, linguetas do arrancador.
  • Os eixos das rodas devem ser lubrificados com óleo, com um conta-gotas:
    • Despeje um pouco de óleo no revestimento do cabo do acelerador.
    • Se tiver um corta-relva com tração integrada, não se esqueça de colocar óleo no cabo da embraiagem.
    • Para aplicar o óleo ou lubrificante, utilize um pulverizador.

 

  • Retire a lâmina de corte e verifique o seu estado:
    • Se estiver em mau estado (dobrada, quebrada), não hesite em trocá-la ou afiar a lâmina do corta-relva para obter um melhor resultado de corte.
    • Recoloque-a no lugar cobrindo-a com uma fina película de graxa que sera limpa na próxima primavera.
  • Troque oóleo
  • se estiver preto,para que a calamina não se deposite no fundo do cárter. Coloque, o quanto antes, óleo de viscosidade 20-40 verificando bem se o nível está correto.
  • Por fim, guarde o corta-relva num local seco (garagem, porão). Se for um corta-relva eléctrico, verifique o estado do cabo de extensão antes de enrolá-lo para pendurar num gancho.

Manutenção do corta-relva para o inverno - Lubrificação e escoamento Manutenção do corta-relva para o inverno - Lubrificação e escoamento Manutenção do corta-relva para o inverno - Lubrificação e escoamento

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