Voltar para o site
Para começar bem a sua reparação
Os ladrilhos da varanda têm um certo realcedentro do qual a sujidade se pode esconder, e o mau tempo ou a falta de manutenção também podem fazer com que os ladrilhos da varanda escureçam.
Felizmente, existem várias soluções para remover a sujidade acumulada nos cantos dos ladrilhos. Assim, para dar um novo fôlego a sua varanda, você pode experimentar as nossas dicas para uma limpeza perfeita.
Você deve notar que os métodos se distinguem em função do material com o qual os ladrilhos foram concebidos:
As ferramentas necessárias:
Se os ladrilhos da sua varandas forem feitos de concreto, você pode limpá-los usando uma lavadora de alta pressão, de preferência um modelo de 165 bars. Naturalmente, você só deve usar este dispositivo ocasionalmente.
Se o terraço estiver muito enegrecido, é importante utilizar produtos de limpeza ativos, mas não agressivos:
Dicas :
Para prolongar a vida útil do seu concreto no exterior, recomendamos a utilização de um anti-manchas impermeabilizante. Este produto oferece uma melhor proteção da superfície do concreto, não só contra a humidade e o calor, mas também contra as gorduras.
É preferível não utilizar lixívia ou amoníaco em varandas de concreto. Pois, estes produtos não só são nocivos para o ambiente mas também têm efeitos negativos sobre o concreto.
Ao contrário dos ladrilhos de concreto, os ladrilhos de cascalho devem ser suavemente limpos :
Além disso, o sabão preto à base de óleo vegetal e água é também uma boa solução para a limpeza do cascalho. Pois, esta mistura reavivará a cor natural do cascalho. Para isso, basta usar uma vassoura escovão ou uma vassoura de palha para escovar suavemente a zona escurecida. Finalmente, enxágue com um jato de água.
A varanda em pedra ou em pedra reconstituída (pedras misturadas com cimento, cal ou resina) tornou-se muito popular nos últimos anos. Pois, oferece uma estética original à casa.
A melhor maneira de limpá-la é usar produtos orgânicos, como obicarbonato de sódio, o carbonato de sódio, o líquido para lavar louça e o sabão preto :
Para este tipo de varanda, evite o uso de água sanitária, amoníaco e o uso de lavadoras de alta pressão.
As varandas compostas de azulejos são o tipo de varandas mais fácil de limpar, mas convém notar que são as juntas que ficam mais enegrecidas.
Devido à falta de manutenção, este tipo de varanda fica aquele que semancha e escurece rapidamente. Por isso, é importante tratá-la contra o mau tempo. Existem muitos produtos disponíveis nas lojas. Não hesite em perguntar a um especialista da área antes de qualquer aquisição ou compra.
Para limpar os seus ladrilhos de madeira, pode utilizar um jato de água com uma lavadora de alta pressão. Porém, esta limpeza deve ser feita ocasionalmente. Caso contrário, pode utilizar água misturada com percarbonato de sódio.